quinta-feira, 29 de maio de 2014

Philomena: Uma História de Reparação

Philomena é um filme cativante e comovente. Dirigido por Stephen Frears, com Judi Dench, Steve Coogan e Sophie Kennedy Clark. Foi gravado com base em um livro escrito por Martin Sixmith, um jornalista que participa da história ao lado da protagonista em busca de seu filho.
Philomena é uma irlandesa que fica grávida em sua adolescência, e como punição, é colocada em um convento por seu pai. Enquanto ela trabalhava em condições desumanas neste local, seu filho Anthony, aos 3 anos, é vendido. Ela, por vivenciar o fato como um pecado, guarda este segredo por 50 anos.
Ao longo trama, somos convidados a acompanhar a busca de Philomena, já idosa, por seu filho. Ela traz culpas e arrependimentos, e ao mesmo tempo se mostra muito resiliente diante da realidade vivida e do sofrimento que sempre a acompanhou.
Nesta procura, recebe a ajuda do jornalista Martin que, recém demitido do emprego, vê na história de Philomena uma alternativa para escrever e alavancar sua carreira. Os dois criam um significativo laço afetivo, chegando a construir uma cumplicidade onde cada um preocupa-se em cuidar do outro. Cada um aprende com o outro a ampliar seus limites, ao longo das pesquisas e descobertas.
Essa doce senhora, ingênua e inteligente, em um momento muito difícil de sua vida, opta pelo perdão ao invés do rancor; ela passa por um processo de luto bastante sofrido, porém o ódio não tem espaço em sua vida. Philomena toca o coração de quem embarca em sua triste e emocionante história.

Betina Forgearini

Nenhum comentário:

Postar um comentário